quinta-feira, 12 de abril de 2012

2012 Ano Europeu do Envelhecimento Activo

A população sénior tem o direito de envelhecer activamente, praticando desporto, trabalhando, fazendo aquilo de que gosta, contribuindo para o crescimento do país e sentindo-se uteis. Será raro encontrar no nosso país? Segundo um artigo publicado pelo Jornal Publico, a resposta é sim e não.

Há 2 milhões de pessoas com mais de 65 anos em Portugal, sendo que se estima o aumento da esperança média de vida dos 80 para os 90 anos, até ao final deste século. Em Portugal 16,5% da população com mais de 65 anos está empregada (fonte INE), sendo, segundo o Eurobarómetro, o país europeu com maior percentagem de idosos activos profissionalmente, em 2010.

Por outro lado, 1,6 milhões de idosos estão desempregados, sendo Portugal o 10º país da União Europeia com maior percentagem de idosos a viverem sozinhos e abaixo do limiar da pobreza.

“O envelhecimento populacional é uma realidade na Europa e implica vários desafios, como criar condições para que as pessoas envelheçam de forma saudável, independentemente e preenchida”

in Jornal Público

http://www.canaverde.comn/

Sem comentários:

Enviar um comentário